Localização: Pomerode
Ano de Fundação: 2019
NESTE EPISÓDIO DO PODCAST MUSEUS DE SANTA CATARINA, visitamos o Museu do Automóvel que fica em Pomerode.
O museu apresenta um acervo constituído por trinta carros dos anos de 1940, 1950 e 1960 no museu você pode ver e conhecer o cadillac de Elvis Presley e um cadillac feito sob encomenda por Marlyn Monroe.
Nosso podcast é um guia de áudio para lugares históricos, interessantes e inspiradores de Santa Catarina. Em pouco mais de 10 minutos, te levamos a conhecer um museu incrível e, ao longo do caminho, histórias fascinantes.
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Sejam bem-vindos e bem-vindas ao podcast Museus de Santa Catarina- sua visita guiada aos museus do estado.
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No episódio de hoje, apresentaremos o Museu do Automóvel, que fica em Pomerode.
Vamos conhecer sua história e curiosidades sobre seu acervo.
O Museu do Automóvel fica localizado na rodovia, no centro histórico de Pomerode e sua sede fica num grande galpão reformado para atender as demandas do acervo do museu.
Criado em 28 de junho de 2019 Em uma área de 1.000m², o acervo tem mais de 30 carros clássicos das décadas de 1940, 1950 e 1960 como Cadillac, Belair, Mustang, Corvette, Galaxie, Crown Victoria, Eldorado 59 e Mercury.
O idealizador e proprietário do acervo mantém seu nome preservado. Ele é pomerano, mas atualmente mora em Blumenau. É multi empresário e proprietário de vários empreendimentos turísticos como o museu do automóvel em Gramado, em Canela, em Balneário e em Foz do Iguaçu. Ele começou fundando uma Viação, a viação Catarinense, uma empresa de ônibus, depois ele vendeu a parte dele ese dedicou aos empreendimentos turísticos. Atualmente, além dos museus do automóvel, ele ainda é proprietário do Aquário de Camboriú e Snowland de Gramado. O primeiro carro que ele adquiriu para sua coleção foi um Chevrolet conversível 1953.
Em entrevista dada para a NSC TV, Cristiano Schaefer Buerger Filho, atual diretor do museu disse que a coleção começou com o seu avô, há mais de 40 anos. Sobre o acervo do museu, ele afirmou que levou muito tempo para chegar a esse nível de qualidade, porque os carros levam cerca de três a quatro anos cada para serem restaurados. Todos os carros que estão no museu funcionam e quem faz a manutenção dos carros há 25 anos é o mecânico Edson Silvestre.
No Brasil existem alguns Museus dedicados à salvaguarda de carros, são eles:
Museu do Automóvel de Curitiba
Museu do Automóvel de Canela
Hollywood Dream Cars em Gramado
Museu do Automóvel, Arte e História de São Francisco de Paula – RS
Museu do Automóvel de Fortaleza
Museu do Automóvel do Distrito Federal
Museu do Automóvel da Estrada Real – Tiradentes- MG
Museu do Automóvel de Recife
Museu do Automóvel de São Paulo
Museu Hollywood Dreams Cars e Super CArros – Gramado – RS
Museu de Armas, Veículos e Máquinas Eduardo André Matarazzo – SP
Os 30 carros disponíveis no museu de Pomerode contam muitas histórias como por exemplo, o carro branco com detalhes cromados e interior em couro -um Cadillac Deville conversível 1961, que foi de Elvis Presley.
O museu disponibiliza guias para te contar histórias e curiosidades sobre o acervo.
São 30 carros antigos com alto grau de conservação,98% originais. É mesmo um acervo multimilionário.
Vamos agora conhecer as histórias de algumas peças do museu.
Carro mais antigo do museu: Mercury 1946 – foi o primeiro carro da montadora feito após a Segunda Guerra Mundial.
Em seguida, um Ford 1947 – carro do filme Karate Kid; Um Ford Super Deluxe conversível amarelo de 1947 que o professor Sr.. Miagui mandou Daniel San encerar para instilar nele a memória muscular que seria traduzida em blocos defensivos de karatê.
O próximo, Continental 1947– Tão chique pro ano dele. Tinha cinto de segurança.
A primeira lei que obriga o uso do cinto de segurança no mundo é sancionada no estado de Victoria, na Austrália.
De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, viajar no banco da frente com cinto, garante 45% de mais proteção a acidentes fatais. Este índice aumenta para 75% se o viajante estiver usando o cinto no banco de trás (dados válidos para o cinto de 3 pontas).
No Brasil 97% dos ocupantes que estão na frente usam o cinto de segurança. Mas atrás a situação se inverte. Apenas 7% usam o cinto.
O Brasil foi o primeiro país do mundo a obrigar os fabricantes de automóveis a instalar cintos de segurança em seus veículos. Isso foi em 1968. 21 anos depois, em 1989 o uso do cinto de segurança passou a ser obrigatório, mas apenas nas rodovias.
Em 1994, o prefeito de São Paulo, sancionou uma lei municipal que obrigava o uso dos cintos de segurança pelos ocupantes dos bancos da frente.
Três anos depois, em setembro de 1997 o Código de Trânsito Brasileiro, estipulou que a utilização do cinto de segurança passasse a ser compulsória em qualquer via pública e por todos os ocupantes do carro.
De acordo com o Art. 65, não usa-lo é uma infração grave, que gera 5 pontos na carteira e multa de R$ 195,23.
Muito bem, vamos seguir para o próximo carro.
Um Ford 1948 – O Alberto, guia do museu, um apaixonado por carros, me contou que esse era o modelo de carro usado pela dupla Bonnie & Clyde-.
O cinema já contou essa história de amor, fuga e contravenção e ja até inspirou a composição de música homônima criada por Serge Gainsbourg e Brigitte Bardot a partir dos versos de um poema da própria Bonnie.
Bonnie Elizabeth Parker nasceu em 1910 e Clyde Barrow nasceu em 1909..
Ambos vinham de famílias pobres que viviam lado a lado com a miséria. Aos 17 anos Clyde começou a cometer pequenos delitos. Aos 19 anos Bonnie era garçonete e aos 20 ficou desempregada.
Foi naquele ano durante a Grande Depressão, após a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque que ela conheceu um rapaz de 21 anos: Clyde.
Em 1930, Clyde e a Bonnie se conheceram na casa de uma amiga em comum e rapidamente se apaixonaram. Ele já havia sido preso outrora, mesmo assim Bonnie se encantou pelo moço de covinhas e vida cheia de aventuras. Juntos criaram a Barrow Gang, – composta, na época, por Bonnie, Clyde, Buck (irmão de Clyde, agora absolvido de seus crimes) e Blanche, esposa de Buck . Entre 1931 e 1934 o casal Bonnie e Clyde dominaram as notícias como assaltantes de bancos e postos de gasolina.
Em 10 de abril de 1934, Clyde envia uma carta para Henry Ford para agradecer o motor do carro que o ajudou a fugir da polícia, pela potência que tinha.
O conteúdo descrevo a seguir:
“Tulsa, Oklahoma
10 de abril
Sr. Henry Ford
Detroit-Michigan
“Estimado senhor,
Enquanto eu ainda tenho ar nos meus pulmões, lhe direi que carro tão elegante o senhor está fabricando. Dirigi Fords exclusivamente sempre que podia. Graças à sua velocidade sustentável e ausência de problemas, o Ford nunca se deixou ser alcançado por outro carro (inclusive se meu negócio não foi estritamente legal). Não é preciso dizer que carro tão bom tem o V8.
Clyde Champion Barrow””
Atualmente esta carta está conservada no museu da empresa.
Bonnie e Clyde foram mortos numa perseguição da polícia, que fez um cerco e os fuzilou num carro Ford V8 em 23 de maio de 1934, com 187 tiros. Clyde estava dirigindo de meias e Bonnie comia um sanduíche.
Após as mortes de Bonnie e Clyde, o carro foi devolvido aos proprietários- família “Warrens”, que o venderam por U$ 3.000,00 sem consertá-lo. O carro foi exibido em muitas feiras, shows e até carnavais.
Atualmente o carro foi comprado por $250mil dólares e está em exibição pública, protegido por vidros de plexiglass em Primm Valley Resort and Casino- um Hotel Cassino que fica em Nevada – USA.
Vamos seguir um pouco mais e conhecer mais carros do acervo.
Mercury 1948 – Esse nome era uma homenagem ao deus romano Mercúrio, o deus da venda, lucro e comércio
De volta ao acervo do Museu,
Chevrolet front master 1947
Ford Vitória 1951- homenagem à rainha Vitória, a mãe da Elizabeth,
Chevrolet BellAir 1951
Chevrolet BellAir 1952
Chevrolet conversível 1953
Ford Crownd Vittoria 1957 – que nunca foi restaurado, nem polido
Ford Far line 1958 – primeiro modelo da Ford a ultrapassar a Chevrolet em vendas.
Cadillac Eldorado Biar Ritz 1959 – encomenda da Marylin Monroe. Chegamos na menina dos olhos do museu.
A cor dele é a cor rosa nude e é a cor de esmalte favorita da Marylin Monroe. A Marilyn deu ideia para a criação de um carro que fosse exclusivo para ela. Em 1955 ela tinha um carro que era um pouco diferente do modelo em exibição no museu. Ela tinha um carro menor e não tinha rabo de peixe.
Depois,em 1959 eles quiseram fazer uma releitura do modelo e conversaram com a Marilyn que sugeriu que acrescentassem mais um detalhe que lembrasse ela. Onde vai o esmalte? Na unha. O design lateral na lataria cromo da porta pra trás é um dedo deitado; é o formato da unha dela.
A tecnologia pra 1959 é uma loucura: capota elétrica, assentos elétricos, ar condicionado, desembaçador dianteiro, vidros hidráulicos, ventarolas elétricas, assento elétrico, a capota elétrica, comutador que é aquele sensor de luz que reconhece o carro na contramão e abaixa automaticamente o farol. E esse carro tem piloto automático.
E é um carro que lembra a guerra fria, por causa do rabo de peixe, que lembra a asa de um foguete. Ele é único no mundo. Foram feitas 200 unidades e só sobrou o que está no museu do Automóvel de Pomerode. É um carro avaliado em 7,5 milhões de reais.
Cadillac Deville 1961 – carro do Elvis Presley
Impala.SS 1961 – Carro do Sérgio Reis
Em 1961, a Chevrolet equipou o Impala SS (Super Sport) com o enorme motor 409 V8 gigantesco de 6,7 litros, com os oito pistões em V que geram até 409 cavalos de potência.
Nesse Impala Sérgio Reis compôs a música Viva esperança
Ford Galaxy Starline 1961 – Brasileiro conhece bem virou o Landau
Deville 1964
Mustang Mac 1 de 1971 carro usaso no – filme 007- Diamantes são eternos com o Sean Connery de 1971.
No filme, o carro era pilotado pelo James Bond (Sean Connery), em mais uma de suas grandes operações: uma expedição para a África do Sul, na tentativa de acabar com os traficantes de diamantes.
Cadillac Eldorado 1974 – carro presidencial
Com 9 metros de comprimento, o design do carro foi inspirado em carruagens antigas dos EUA. Ele tem uma capota dura e rígida, mas é vinil, não é de couro. O interior é veludo. Madeira com cromo.. Cabia até 07 pessoas.
Do banco traseiro até a frente, quase 2 metros de distância e tinha rádio.
No museu você vê ainda
Duas Motos:
Harley Davison 1971 Shovwell com side car
Harley Davison 1977 Shovwell
Agora vou falar sobre a visita.
Estive no Museu do Automóvel de Pomerode em março de 2022 e fiz a visita com o guia Alberto.
É um grande galpão todo iluminado, com espelhos e os carros dispostos em volta do salão. Alguns carros estão em destaque sobre um tapete vermelho.
Ao olhar para baixo um chão totalmente liso e ao olhar para cima uma estrutura de luzes industriais que se distribui por todo espaço. Painéis com fotos de Jonh Kennedy, Marilyn Monroe e Elvis Presley ornamentam o ambiente. No local, a paisagem sonora é de músicas do Elvis Presley.
Carro, cinema e guerra fria se interrelacionam na narrativa desse museu
Marilyn e Elvis foram astros do cinema hollywoodiano. Marilyn nasceu em 1926 e faleceu aos 36 anos, em 1962). O primeiro filme que estrelou foi “Sua Alteza, a Secretária” de 1947. Elvis nasceu em 1935 e faleceu aos 42 anos em 1977. Estreou nas telas em 1956 no filme Love me Tender.
O cromo apareceu, e com ele uma noção de luxo em um país que, aos poucos, se recuperava dos esforços de um conflito mundial. O estilo art deco dos anos 30 foi um farol de otimismo durante a grande depressão. As banheiras caudadas dos anos 50 foram um símbolo da prosperidade pós guerra. As barbatanas lembravam foguetes espaciais, e espelhavam o início da era espacial.
Eu já tinha fotografado alguns carros. Todos eles tem placa com nome e ano. Alberto começou a me apresentar as peças que ali estavam. Ele sabia curiosidades e me deu detalhes de todos os carros. Foi realmente muito rica a experiência guiada com ele.
Ele me explicou sobre a busca da indústria automobilística de destacar no design dos carros a força dos EUA no contexto da Guerra Fria.
Alberto me mostrou como diferenciar o Chevrolet BellAir 1952 e do Bell Air 1951, sem olhar a placa pela posição do retrovisor e pela frente dele, pela entrada de ar é diferente da de 1951. Fora a aeronave em cima do capô, diferencia o ano. Design de aeronave, que tem no carro, eles queriam que alguma coisa que lembrasse literalmente a guerra fria.
Ele ainda me explicou sobre o Chevrolet front master 1947 que era Aquecido por dentro; O design parece um SUV já que em 19 40 os carros eram mais altos e em 1950 os carros ficaram mais baixos. Tudo questão de aerodinâmica mesmo, pros carros andarem mais.
Ford Vitória 1951- nome em homenagem à rainha Vitória. Uma aeronave. Primeiro Ford que você podia escolher entre câmbio manual ou automático na fábrica. Parachoque do carro duobullot, o design parece que tem duas balas saindo do painel,tudo para lembrar a Guerra Fria.
Agora sim, o carro do Elvis -o Cadilacc Deville, 1961.
Sobre a tecnologia desse carro, vamos lá: banco elétrico, vidro hidráulico, comutador
não tem piloto automático
380 cavalos
3 carburadores quadrijet, 3 carburadores com 4 injetores de combustível cada um
Carro de 6 metros e meio. Porta mala imenso.
Elvis era um dos embaixadores da Cadillac. Certa vez ele mandou fazer 31 unidades só para dar para amigos e familiares. Esse carro que está no Museu do Automóvel de Pomerode, é um dos 31 era o que ele usava. Esse carro foi comprado direto da Priscila Presley.
Todos os carros do museu podem ser fotografados, exceto o carro do Elvis Presley. Ao contrário dos demais carros, que ficam atrás de cordões de isolamento, esse Cadilacc você pode entrar, pegar, sentar para dirigir e ter uma fotografia tirada pelo museu pelo módico preço de R$15,00 (bom, foi o preço que paguei naquele momento).
No final da visita, você pode conferir uma lojinha com souvernirs do museu.
O Museu funciona de segunda à sexta das 10h às 18h e aos finais de semana das 09h às 18h.
Os ingressos custam R$39,00 se você comprar na bilheteria e R$32,00 se você comprar o ingresso online pelo site. A meia custa R$19,90 e R$16,00 respectivamente.
Foi um prazer te guiar até aqui!
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Novos episódios todos os sábados
Roteiro e Produção:Taiana Martins
Técnico e edição de som: Gustavo Elias
Apresentação: Taiana Martins
A primeira temporada do podcast Museus de Santa Catarina foi selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2021, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
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Um abraço e
Até a próxima
CORRÊA, Lorena das Chagas. REIS, Clóvis. A história do cinema em Gaspar, Indaial, Pomerode e Timbó (SC).
COSTA, Emannuel dos Santos. A cidade do automóvel: relações de influência entre o carro e o planejamento urbano modernista em Florianópolis. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade. UFSC, Florianópolis, 2014.
FRESSATO, Soleni Biscouto. As duas faces de Jano em Bonnie e Clyde – uma rajada de balas. Apresentado no III Encontro Nacional de Estudos da Imagem. Londrina – PR, 2011.
PAIVA, Rogério Marques. Indústria Cultural de Guerra em Hollywood – Ideologias e contraideologias governamentais no cinema norte -americano pós-Guerra Fria. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História Contemporânea II da Universidade Federal Fluminense, como pré-requisito parcial para obtenção do grau de mestre em História. UFF, Niterói, 2012.
Fontes
SITE – G1 – Museu com carros antigos é inaugurado em Pomerode –
SITE – Museu do Automóvel de Pomerode – https://www.museupomerode.com.br/
YOUTUBE – Uma viagem na história do automóvel em Pomerode. Canal Balanço Geral Blumenau, julho, 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hXDXp1Hh7GU